Jundiaí registra aumento de 278% nos atendimentos realizados pela Defesa Civil

A Defesa Civil de Jundiaí registrou um crescimento de 278% no número de atendimentos ao longo de 2025, em comparação com o ano anterior. Ao todo, foram 759 ocorrências atendidas, contra 273 em 2024.

Jundiaí registra aumento de 278% nos atendimentos realizados pela Defesa Civil

Para o prefeito Gustavo Martinelli, os números refletem diretamente o fortalecimento da estrutura e a eficiência das ações desenvolvidas pela Defesa Civil no atendimento à população. “Esses números representam a capacidade que a Defesa Civil da nossa cidade tem de responder às demandas da população. Mais eficiência, rapidez e pronta resposta às ocorrências fazem toda a diferença para garantir a segurança dos munícipes”, destacou.

Aumento do efetivo e ampliação do atendimento
Entre os principais fatores que contribuíram para esse crescimento está o aumento de 100% no efetivo, que passou de 8 para 16 agentes em 2025, além da alteração na jornada de trabalho, que passou a operar em escala 12×36, com equipes atuando de segunda a segunda, garantindo maior cobertura e agilidade no atendimento.

Outro aspecto relevante é a credibilidade conquistada junto à população. “O cidadão liga para o 199 porque confia na pronta resposta dos agentes da Defesa Civil diante das ocorrências”, explicou Coronel Gimenez, coordenador do órgão.

Defesa Civil realizou 759 atendimentos em 2025

Os atendimentos realizados pela Defesa Civil de Jundiaí envolvem:
Ocorrências relacionadas às chuvas;
Situações decorrentes do período de estiagem;
Apoio ao Corpo de Bombeiros em ações conjuntas.

Histórico de atendimentos
2021 – 236 atendimentos
2022 – 325 atendimentos
2023 – 330 atendimentos
2024 – 273 atendimentos
2025 – 759 atendimentos

Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ

By contato@gazetametropolitano.com

Nascido em 1977, em Jundiaí, e cresceu em Cajamar, Alexsandro Assis é capelão, mentor e marceneiro com alma artesã. Formado em marcenaria, lecionou o oficio em Cajamar e, movido pela paixão por história e fé cristã, estuda arqueologia bíblica e teologia. Professor de computação e estudante de Tecnologia da Informação, também é jornalista, fundador do grupo Cajamar Quociente e do portal Gazeta Metropolitana, onde aborda notícias regionais e globais com perspectiva conservadora. Guiado por fé, estoicismo e amor transformador, Alexsandro inspira vidas com seu lema "Viva com propósito". Acompanhe-o no Instagram (@assis_alexsandro) ou em gazetametropolitana.com.