A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, informa a prorrogação do prazo de inscrições para representantes da sociedade civil interessados em participar da composição do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Jundiaí (CMDCA), referente à gestão 2026–2028.

A decisão foi tomada para ampliar a participação da sociedade civil organizada no processo eleitoral e garantir uma representação plural e democrática no colegiado, responsável por deliberar e acompanhar as políticas públicas voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes no município.

Com a prorrogação, um novo calendário foi definido. As inscrições seguem abertas até o dia 26 de janeiro de 2026 e devem ser realizadas exclusivamente de forma eletrônica, por meio do site oficial do CMDCA.

Novo calendário do processo eleitoral – CMDCA 2026–2028

  • 16 de janeiro de 2026 – Publicação do calendário referente à prorrogação do Edital de Convocação para composição de mandato;
  • 26 de janeiro de 2026 – Prazo final para inscrições de interessados, via site do CMDCA;
  • 28 de janeiro de 2026 – Publicação, na Imprensa Oficial do Município, da lista de inscritos aptos e não aptos;
  • 29 de janeiro de 2026 – Prazo final para apresentação de recursos em caso de indeferimento da inscrição;
  • 30 de janeiro de 2026 – Término do prazo para análise dos recursos pela Comissão Eleitoral;
  • 6 de fevereiro de 2026 – Publicação da lista final de inscritos aptos e não aptos para a Plenária Presencial;
  • 10 de fevereiro de 2026 – Realização da Plenária Presencial para eleição dos conselheiros da sociedade civil;
  • 13 de fevereiro de 2026 – Publicação, na Imprensa Oficial, da relação dos conselheiros eleitos.

A presidente do CMDCA, Maria Roseli Maestrello, reforça a importância da participação das entidades e representantes da sociedade civil. “O CMDCA é um espaço fundamental de diálogo e decisão sobre políticas públicas voltadas à infância e à adolescência. A participação da sociedade civil fortalece o controle social e contribui para a construção de uma cidade mais justa e protetiva para nossas crianças e adolescentes”, destaca.

Mais informações, assim como o edital completo e o formulário de inscrição, estão disponíveis no site oficial do CMDCA, no link (CLIQUE AQUI).

A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Jundiaí, que reforça o convite para que organizações, entidades e lideranças da sociedade civil participem ativamente desse processo democrático.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

By contato@gazetametropolitano.com

Nascido em 1977, em Jundiaí, e cresceu em Cajamar, Alexsandro Assis é capelão, mentor e marceneiro com alma artesã. Formado em marcenaria, lecionou o oficio em Cajamar e, movido pela paixão por história e fé cristã, estuda arqueologia bíblica e teologia. Professor de computação e estudante de Tecnologia da Informação, também é jornalista, fundador do grupo Cajamar Quociente e do portal Gazeta Metropolitana, onde aborda notícias regionais e globais com perspectiva conservadora. Guiado por fé, estoicismo e amor transformador, Alexsandro inspira vidas com seu lema "Viva com propósito". Acompanhe-o no Instagram (@assis_alexsandro) ou em gazetametropolitana.com.