Fotos:  Sesan/PMO

Osasco participou do III Encontro Nacional da Estratégia Alimenta Cidades, realizado em Belo Horizonte, entre os dias 22 e 24 de setembro, que reuniu cerca de 200 gestores e autoridades de todo o país. O evento marcou uma nova etapa da estratégia, voltada para a elaboração das Rotas de Implementação Municipais, instrumento que vai orientar os caminhos, prioridades e compromissos de cada cidade participante.

Com a adesão de 23 novos municípios, a Estratégia Alimenta Cidades passou a contar com 101 cidades comprometidas com a construção de sistemas alimentares urbanos mais saudáveis, sustentáveis e inclusivos. Osasco aderiu oficialmente à iniciativa em abril de 2024, conforme Portaria MDS nº 972/2024 e Decreto Federal nº 11.822/2023. Desde então, a Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional, Sustentabilidade e Inovação Social (SESAN) participa ativamente das oficinas e ações promovidas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Durante três dias, a programação do encontro envolveu debates, rodas de conversa, oficinas simultâneas e exposições, abordando temas como agricultura urbana, cozinhas solidárias, alimentação escolar, integração entre SUS, SUAS e SISAN e governança do SISAN.

Osasco teve papel de destaque no evento. Representando a Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional, Sustentabilidade e Inovação Social, a chefe de gabinete Beatriz Sanchez Fragata apresentou, na Arena da Partilha, o Banco de Alimentos da cidade, equipamento que compôs o Caderno de Experiências em Políticas Alimentares Urbanas (acesse aqui), lançado durante o encontro, que reúne exemplos de boas práticas desenvolvidas nas cidades participantes.

Desde a adesão, Osasco já tem acesso a importantes ofertas no âmbito da Estratégia como o acesso a recurso para compra de alimentos da agricultura familiar por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a Formação em Agricultura Urbana e Periurbana, o apoio técnico para a criação de regulamentação que promova a alimentação adequada e saudável no ambiente escolar.

A Rota de Implementação Municipal definida para Osasco é a elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica e Financeira para implantação de um Armazém Solidário na cidade, além do acesso à nova oferta do governo federal voltada a implementar um fluxo intersetorial de cuidado às pessoas em situação de insegurança alimentar, integrando SUS, SUAS e SISAN.

O post Osasco participa do III Encontro Nacional da Estratégia  Alimenta Cidades e compartilha experiências locais apareceu primeiro em Prefeitura de Osasco.

By contato@gazetametropolitano.com

Nascido em 1977, em Jundiaí, e cresceu em Cajamar, Alexsandro Assis é capelão, mentor e marceneiro com alma artesã. Formado em marcenaria, lecionou o oficio em Cajamar e, movido pela paixão por história e fé cristã, estuda arqueologia bíblica e teologia. Professor de computação e estudante de Tecnologia da Informação, também é jornalista, fundador do grupo Cajamar Quociente e do portal Gazeta Metropolitana, onde aborda notícias regionais e globais com perspectiva conservadora. Guiado por fé, estoicismo e amor transformador, Alexsandro inspira vidas com seu lema "Viva com propósito". Acompanhe-o no Instagram (@assis_alexsandro) ou em gazetametropolitana.com.