Reconhecimento valoriza iniciativas que promovem acessibilidade, respeito e oportunidades para pessoas com Transtorno do Espectro Autista em todo o estado

A inclusão ganhou mais um importante capítulo no Estado de São Paulo. A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência realiza nesta sexta-feira (26), às 15h, a cerimônia oficial de entrega do Selo “Amigo da Pessoa com TEA” – Edição 2026, uma iniciativa que reconhece instituições comprometidas com a construção de uma sociedade mais acessível, acolhedora e inclusiva para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Ao todo, 138 entidades serão homenageadas durante a solenidade, que acontece no Centro TEA Paulista, na Vila Leopoldina, zona oeste da capital. Entre os contemplados estão prefeituras, escolas, unidades da APAE, organizações da sociedade civil, empresas privadas e instituições públicas que se destacaram pelo desenvolvimento de projetos e boas práticas voltadas à inclusão social.

Foto: Jéssica Mariz/SEDPcD/Governo de São Paulo

Reconhecimento para quem faz a diferença

Criado para incentivar políticas inclusivas e fortalecer iniciativas que promovam o respeito à diversidade, o Selo “Amigo da Pessoa com TEA” chega à sua segunda edição consolidando-se como um dos principais reconhecimentos estaduais dedicados à causa do autismo.

A iniciativa, lançada em setembro de 2025, busca destacar organizações que desenvolvem ações concretas capazes de ampliar direitos, reduzir barreiras e oferecer mais qualidade de vida às pessoas autistas e às suas famílias.

Para receber o selo, as entidades passaram por uma rigorosa avaliação conduzida pelo comitê gestor do Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (PEIPTEA).

Entre os critérios analisados estiveram:

  • Relevância da iniciativa para pessoas com TEA;
  • Nível de acessibilidade e inclusão;
  • Potencial de replicação do projeto;
  • Sustentabilidade das ações desenvolvidas;
  • Clareza e consistência das informações apresentadas.

Incentivo à cultura da inclusão

Mais do que reconhecer projetos já consolidados, o selo busca estimular novas iniciativas em diferentes setores da sociedade.

Segundo o secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, a proposta é ampliar o compromisso coletivo com a inclusão.

“Nosso objetivo é incentivar empresas, instituições e organizações a se tornarem grandes aliadas na luta e promoção da inclusão. O Selo ‘Amigo da Pessoa com TEA’ reconhece quem assume esse compromisso, ampliando o acesso às oportunidades, o respeito e a qualidade de vida das pessoas autistas.”

Projetos que mudam vidas

Além das ações voltadas à acessibilidade física e comunicacional, foram valorizadas iniciativas nas áreas de:

  • Inclusão escolar;
  • Atendimento humanizado;
  • Capacitação de profissionais;
  • Inclusão cultural e esportiva;
  • Desenvolvimento da autonomia das pessoas autistas;
  • Combate à discriminação;
  • Apoio às famílias.

Outro aspecto importante considerado pela comissão avaliadora foi a continuidade das iniciativas, observando fatores como apoio institucional, parcerias consolidadas, recursos permanentes e participação da comunidade.

Instituições reconhecidas

Entre os homenageados desta edição estão diversas instituições educacionais, administrações municipais, unidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e organizações da sociedade civil.

Também recebem o selo as entidades Agir e Sorri Bauru, responsáveis pela gestão das unidades do Centro TEA Paulista e do Centro de Cidadania da Pessoa com Deficiência, tanto na capital quanto em Bauru. As instituições desenvolvem programas voltados ao fortalecimento da autonomia, garantia de direitos, inclusão social e acolhimento das famílias de pessoas autistas.

Um avanço para uma sociedade mais inclusiva

O crescimento da premiação demonstra que a inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista vem ocupando espaço cada vez maior nas políticas públicas e também nas iniciativas da sociedade civil.

Ao reconhecer experiências bem-sucedidas, o Governo do Estado fortalece uma rede de boas práticas que pode inspirar novas ações em municípios paulistas, ampliando oportunidades, reduzindo preconceitos e promovendo uma convivência baseada no respeito às diferenças.

A expectativa é que o Selo “Amigo da Pessoa com TEA” continue estimulando organizações públicas e privadas a desenvolverem projetos inovadores que contribuam para uma sociedade mais justa, acessível e acolhedora para todos.


Serviço

Entrega Oficial do Selo “Amigo da Pessoa com TEA” – Edição 2026

Data: Sexta-feira (26)

Horário: 15h

Local: Centro TEA Paulista

Endereço: Rua Galileo Emendabili, 99 – Vila Leopoldina – São Paulo (próximo à estação Vila Leopoldina)


Por Alexsandro Assis

By contato@gazetametropolitano.com

Nascido em 1977, em Jundiaí, e cresceu em Cajamar, Alexsandro Assis é capelão, mentor e marceneiro com alma artesã. Formado em marcenaria, lecionou o oficio em Cajamar e, movido pela paixão por história e fé cristã, estuda arqueologia bíblica e teologia. Professor de computação e estudante de Tecnologia da Informação, também é jornalista, fundador do grupo Cajamar Quociente e do portal Gazeta Metropolitana, onde aborda notícias regionais e globais com perspectiva conservadora. Guiado por fé, estoicismo e amor transformador, Alexsandro inspira vidas com seu lema "Viva com propósito". Acompanhe-o no Instagram (@assis_alexsandro) ou em gazetametropolitana.com.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x