Sala de cinema fica no Espaço Expressa; entrada é gratuita e por ordem de chegada

A Sala São Paulo-Minas de cinema do Espaço Expressa será, ao longo do mês de novembro, um dos pontos para a exibição em Jundiaí do “Festival de Cinema Italiano no Brasil”. Em sua 20ª edição, o maior evento do gênero na América Latina contará aqui no Município com as exibições gratuitas no Espaço Expressa entre os dias 03 e 24 de novembro.

No total, serão nove sessões, com filmes desde os clássicos, até obras premiadas e exibições inéditas.  A entrada é gratuita e para cada sessão serão disponibilizados 90 lugares, preenchidos por ordem de chegada. A iniciativa é resultado de uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT) da Prefeitura. Confira a programação completa:

Sala de cinema fica no Espaço Expressa; entrada é gratuita e por ordem de chegada

No dia 03 de novembro (segunda-feira), a programação traz, às 19h, o filme “Hey Joe”, de Claudio Giovannesi (2024). Um veterano americano retorna à Itália para reencontrar o filho que nunca conheceu. Um drama emocionante sobre reconciliação e passado.

Já na terça-feira (04), às 19h, será a vez de “Paisà”, clássico neorrealista de Roberto Rossellini, de 1946, que conta seis histórias entre soldados e civis durante a Segunda Guerra Mundial.

Na quarta-feira (05), também às 19h, a programação traz “Le Assaggiatrici” (As Provadoras de Hitler), de Silvio Soldini (2025). Inspirado em fatos reais, acompanha mulheres forçadas a provar a comida de Hitler. Uma história emocionante de coragem, solidariedade e resistência femininas.

Na sexta-feira (07), às 19h, “Uomini Contro”, de Francesco Rosi (1970) traz um manifesto antiguerra que denuncia o absurdo das trincheiras da Primeira Guerra Mundial.

No final de semana, a programação traz, no sábado (08), às 14h, “Ladri di Biciclette” (Ladrões de Bicicletas). O clássico de Vittorio De Sica, de 1948, que emocionou o mundo, conta a história de um pai e seu filho em busca de sua bicicleta — e também de sua dignidade.

Já no domingo (09), às 14h, será a vez da exibição de “Prima della Rivoluzione”, um retrato sensível de Bernardo Bertolucci (1964) sobre a juventude italiana em conflito entre ideologia, amor e tradição.

Na semana seguinte, a programação retorna no sábado (15), às 15h, com mais uma exibição de “Le Assaggiatrici” (As Provadoras de Hitler).

Em seguida, na terça-feira (18), está programada para as 19h a exibição de “Diamanti”, filme de Ferzan Özpetek, de 2024, que homenageia o cinema e a força feminina por trás da arte dos figurinos.

E, fechando a programação na Sala de cinema do Espaço Expressa, a segunda-feira (24) traz, às 19h, a exibição de “Le Città di Pianura”, obra de Francesco Sossai lançada este ano, um “road movie” nostálgico sobre amizade, amor e redescoberta.

O Espaço Expressa fica na avenida União dos Ferroviários, 1760 – antigo Complexo Fepasa. O espaço conta ainda com estacionamento gratuito e coberto.

Confira os detalhes de cada sessão na Agenda Cultural. Mais informações podem também ser obtidas no site oficial do festival.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ e Divulgação

By contato@gazetametropolitano.com

Nascido em 1977, em Jundiaí, e cresceu em Cajamar, Alexsandro Assis é capelão, mentor e marceneiro com alma artesã. Formado em marcenaria, lecionou o oficio em Cajamar e, movido pela paixão por história e fé cristã, estuda arqueologia bíblica e teologia. Professor de computação e estudante de Tecnologia da Informação, também é jornalista, fundador do grupo Cajamar Quociente e do portal Gazeta Metropolitana, onde aborda notícias regionais e globais com perspectiva conservadora. Guiado por fé, estoicismo e amor transformador, Alexsandro inspira vidas com seu lema "Viva com propósito". Acompanhe-o no Instagram (@assis_alexsandro) ou em gazetametropolitana.com.