VISAM possui posto fixo de vacinação antirrábica gratuita para cães e gatos

A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) de Jundiaí atua diariamente na promoção e proteção da saúde pública, com ações que previnem riscos ambientais com impacto à saúde do ser humano e de vigilância e controle de doenças transmitidas por vetores e outras zoonoses. O trabalho envolve desde o monitoramento de animais peçonhentos e insetos até posto fixo de vacinação antirrábica para cães e gatos, serviço oferecido gratuitamente à população.

VISAM possui posto fixo de vacinação antirrábica gratuita para cães e gatos

A equipe da VISAM realiza coletas e análises laboratoriais que identificam espécies potencialmente transmissoras de doenças zoonóticas, como o carrapato-estrela (vetor da febre maculosa) e as larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, Zika e chikungunya. Além disso, promove ações educativas junto à comunidade, orientando sobre medidas de prevenção e controle.

O prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, esteve na unidade para acompanhar os trabalhos realizados pela equipe, ao lado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funss), Ellen Martinelli, da secretária de Promoção da Saúde, Márcia Facci, e do vereador João Victor. A visita foi conduzida pela diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), Flávia Pagliarde Cerezer, e pelo coordenador da VISAM, Luis Gustavo Grijota Nascimento.

“A VISAM realiza um trabalho essencial, que muitas vezes acontece longe dos olhos da população, mas que faz toda a diferença na saúde pública”, afirmou o prefeito.

Segundo a secretária Márcia Facci, o trabalho da VISAM é fundamental. “É um serviço que protege silenciosamente a saúde pública, com ações que vão desde a investigação e controle de vetores até o atendimento direto à população. Tudo isso faz parte de uma grande rede de cuidado e prevenção”, destacou.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde ressaltou que o objetivo é proteger vidas por meio da prevenção. “Quanto mais a população conhecer e procurar a VISAM, mais poderemos agir de forma rápida e assertiva, evitando riscos e fortalecendo a vigilância em saúde ambiental do município.”

O coordenador da VISAM salientou que o serviço está aberto à comunidade. “O munícipe pode entrar em contato para agendar a vacinação antirrábica de seus pets ou solicitar orientações e intervenções quando houver identificação de animais como escorpiões, morcegos ou possíveis vetores de doenças. Nossa atuação depende dessa parceria com a população para que possamos agir de forma preventiva e eficaz”, pontuou.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

By contato@gazetametropolitano.com

Nascido em 1977, em Jundiaí, e cresceu em Cajamar, Alexsandro Assis é capelão, mentor e marceneiro com alma artesã. Formado em marcenaria, lecionou o oficio em Cajamar e, movido pela paixão por história e fé cristã, estuda arqueologia bíblica e teologia. Professor de computação e estudante de Tecnologia da Informação, também é jornalista, fundador do grupo Cajamar Quociente e do portal Gazeta Metropolitana, onde aborda notícias regionais e globais com perspectiva conservadora. Guiado por fé, estoicismo e amor transformador, Alexsandro inspira vidas com seu lema "Viva com propósito". Acompanhe-o no Instagram (@assis_alexsandro) ou em gazetametropolitana.com.