Novos trevo e sistema semafórico vão organizar os fluxos na Rua Messina de forma segura e eficiente

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte (SMMT), finalizou um trevo de acesso da Rua Catânia para a Rua Messina, no Jardim Bonfiglioli, e implantou um novo conjunto semafórico no cruzamento das duas vias. As melhorias estarão funcionando a partir do próximo domingo, dia 7, e fazem parte do pacote de obras da Administração que serão entregues por ocasião do aniversário de 369 anos da cidade.

Novos trevo e sistema semafórico vão organizar os fluxos na Rua Messina de forma segura e eficiente

O trevo e os semáforos foram viabilizados após estudos viários que indicaram uma alta demanda de cruzamentos no local, que gera dificuldades tanto na travessia de pedestres quanto na conversão veicular a partir da Rua Catânia em direção à Messina, no sentido da Av. 9 de Julho. O novo conjunto semafórico operará em três fases, organizando os fluxos de forma segura e eficiente.

Segundo a secretária de Mobilidade e Transporte de Jundiaí, Ana Paula Silva de Almeida, a obra neste cruzamento, que fica próximo ao Hospital Universitário de Jundiaí, será feita em três fases, sendo a primeira entregue neste domingo. “Num primeiro momento, motoristas e motociclistas terão acesso da Rua Catânia para a Rua Messina com conversões para ambos os sentidos, à direita em direção à Rua Bom Jesus de Pirapora e à esquerda no sentido da Av. 9 de Julho”, explicou.

Mapa da região indica movimentos por fase semafórica

A segunda fase contemplará o acesso direto à Rua Messina. Para quem segue em direção à Bom Jesus de Pirapora, a conversão para a Rua Catânia será permitida. Já para quem trafega no sentido da 9 de Julho, será mantida a proibição da conversão para a Rua Catânia. “Neste caso, os condutores deverão continuar utilizando o retorno existente próximo à Av. 9 de Julho, a aproximadamente 200 metros do semáforo”.

A terceira fase será exclusiva para pedestres, com travessia acionada por botoeira. Isso garantirá segurança e ordenamento no cruzamento, sem prejuízo ao trânsito de veículos quando não há a demanda. “A medida reduzirá os conflitos de tráfego, protegerá os pedestres e organizará os movimentos veiculares, resultando em uma circulação mais segura e previsível na região. Com essas iniciativas, a Prefeitura de Jundiaí reafirma seu compromisso com as necessidades reais da população”, finalizou a secretária de Mobilidade e Transporte de Jundiaí.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

By contato@gazetametropolitano.com

Nascido em 1977, em Jundiaí, e cresceu em Cajamar, Alexsandro Assis é capelão, mentor e marceneiro com alma artesã. Formado em marcenaria, lecionou o oficio em Cajamar e, movido pela paixão por história e fé cristã, estuda arqueologia bíblica e teologia. Professor de computação e estudante de Tecnologia da Informação, também é jornalista, fundador do grupo Cajamar Quociente e do portal Gazeta Metropolitana, onde aborda notícias regionais e globais com perspectiva conservadora. Guiado por fé, estoicismo e amor transformador, Alexsandro inspira vidas com seu lema "Viva com propósito". Acompanhe-o no Instagram (@assis_alexsandro) ou em gazetametropolitana.com.