A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), órgão Secretaria Municipal de Promoção da Saúde, identificou um caso de morcego positivo para a raiva no bairro Fernandes. O animal é da espécie Histiotus velatus, um dos grupos mais comuns de morcegos insetívoros (que se alimentam principalmente de insetos durante o voo noturno) na América do Sul. Ele foi encontrado morto, caído próximo à churrasqueira de uma chácara residencial.

Durante vistoria no imóvel, a equipe da VISAM verificou a segurança dos moradores, que não tiveram contato com o morcego, bem como dos animais de estimação do imóvel, que possuem histórico de vacinação antirrábica em dia. Todos os protocolos foram seguidos corretamente, incluindo a notificação imediata à VISAM pelos munícipes que encontraram o animal. “A participação da população é fundamental para a vigilância em saúde. Quando um munícipe nos comunica a presença de um morcego com comportamento atípico, como voando durante o dia, caído no chão, com dificuldade de se locomover, ou mesmo um animal encontrado morto, ele está ajudando diretamente na prevenção de uma doença grave como a raiva em nossa cidade”, salienta o coordenador da VISAM, o médico-veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento.

Orientação
A VISAM orienta que, no caso de identificação de um morcego em situações não usuais, como as descritas acima, o órgão deve ser contatado imediatamente pelos telefones (11) 4589-6340 / 6350, para que os técnicos realizem o recolhimento seguro do animal e o encaminhem para o diagnóstico laboratorial da raiva.

Havendo a possibilidade, também deve-se isolar o cômodo onde o animal foi encontrado e/ou imobilizá-lo, colocando sobre ele um anteparo como balde, pote de sorvete, pano ou uma caixa. A orientação é que haja todo o cuidado ao fazer esse manuseio, sem tocar no animal.

Outra medida necessária é que os tutores de cães e gatos atualizem, anualmente, a vacina antirrábica dos seus animais, protegendo os pets e, consequentemente, os familiares contra a doença, que leva à morte em praticamente 100% dos casos. O imunizante é disponibilizado gratuitamente pela VISAM em sua sede, na rua dos Bandeirantes, 375, Vila Municipal, a partir de agendamento telefônico nos números acima identificados.

Os morcegos são animais protegidos por lei, sendo considerados úteis ao homem e à natureza, devendo ser preservados. É crime ambiental matá-los ou agredi-los.

Em 2025, Jundiaí registrou seis casos de morcegos e um de gato positivos para raiva e em 2024 foram 10 morcegos positivos.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo VISAM

By contato@gazetametropolitano.com

Nascido em 1977, em Jundiaí, e cresceu em Cajamar, Alexsandro Assis é capelão, mentor e marceneiro com alma artesã. Formado em marcenaria, lecionou o oficio em Cajamar e, movido pela paixão por história e fé cristã, estuda arqueologia bíblica e teologia. Professor de computação e estudante de Tecnologia da Informação, também é jornalista, fundador do grupo Cajamar Quociente e do portal Gazeta Metropolitana, onde aborda notícias regionais e globais com perspectiva conservadora. Guiado por fé, estoicismo e amor transformador, Alexsandro inspira vidas com seu lema "Viva com propósito". Acompanhe-o no Instagram (@assis_alexsandro) ou em gazetametropolitana.com.