Blocos Ezatamentchy e Somos Todos Carmen unem música, inclusão e ações de redução de danos para celebrar o Carnaval com responsabilidade

São Paulo, 10 de fevereiro de 2026 – Enquanto o Carnaval oficial esquenta, o bairro de Santa Cecília já pulsa com um dos circuitos mais vibrantes e conscientes da cidade. Nos dias 16 e 17 de fevereiro, os blocos Somos Todos Carmen e do Ezatamentchy tomam a Rua Fortunato, em frente ao icônico Cabaret da Cecília, reunindo mais de 15 mil foliões por dia em desfiles que celebram a cultura LGBTI+, combatem a violência contra a mulher e promovem escolhas seguras durante a folia.

O pontapé inicial é na segunda-feira (16), com o Somos Todos Carmen. Inspirado na icônica Carmen Miranda, o bloco coloca no centro o enfrentamento à violência contra a mulher. A concentração começa às 12h e promete um desfile colorido e engajado, com shows de Graziela Medori, Elisa Dias, Jaina Elne, MC Marie, Renata Peron, Lana Miranda e a banda As Carminhas.

No dia seguinte, terça-feira (17), é a vez do Bloco do Ezatamentchy, referência nacional por dar protagonismo a artistas travestis e transexuais. A partir das 12h, sobem ao trio Katy da Voz e as Abusadas, Bixarte, Valéria Barcellos, Divana Montez, Diva Menner, Heitoraaaaaaaa, Felippa, Dogge e Lafetah – um line-up que reforça a visibilidade trans no maior carnaval de rua do Brasil.

Além da música, os dois blocos levam à rua uma tenda de redução de danos com profissionais especializados. Serão distribuídos gratuitamente leques informativos que, além de refrescar o calor, trazem QR codes com orientações sobre os riscos da combinação de álcool, nicotina, maconha, metanfetamina e outras substâncias. A iniciativa conta com a parceria da revista Breeza e do Centro de Convivência É de Lei, organização com quase 20 anos de atuação em políticas de redução de danos. Ainda, a Impulse São Paulo distribui materiais de prevenção ao HIV.

Acessibilidade também é prioridade: intérpretes de Libras acompanham todo o trajeto, em parceria com o Deafs Festival, garantindo que ninguém fique de fora da festa.

A Philip Morris Brasil (PMB) apoia os blocos pelo segundo ano consecutivo. A empresa, que mantém grupos de afinidade como o Stripes (focado em LGBTI+) e integra o Fórum de Empresas e Direitos LGBT+ desde 2018, já recebeu duas vezes o Selo Municipal de Cidadania e Diversidade da Prefeitura de São Paulo e foi reconhecida pela Human Rights Campaign como um dos melhores lugares do Brasil para pessoas LGBT+ trabalharem.

Santa Cecília, com sua história de boemia e resistência, volta a mostrar que o Carnaval pode – e deve – ser muito mais que confete e serpentina.

Serviço Bloco Somos Todos Carmen Data: 16 de fevereiro (segunda-feira) Horário: a partir das 12h Local: Rua Fortunato, 35 – em frente ao Cabaret da Cecília (Santa Cecília)

Bloco do Ezatamentchy Data: 17 de fevereiro (terça-feira) Horário: a partir das 12h Local: Rua Fortunato, 35 – em frente ao Cabaret da Cecília (Santa Cecília)

Por Alexsandro Assis

By contato@gazetametropolitano.com

Nascido em 1977, em Jundiaí, e cresceu em Cajamar, Alexsandro Assis é capelão, mentor e marceneiro com alma artesã. Formado em marcenaria, lecionou o oficio em Cajamar e, movido pela paixão por história e fé cristã, estuda arqueologia bíblica e teologia. Professor de computação e estudante de Tecnologia da Informação, também é jornalista, fundador do grupo Cajamar Quociente e do portal Gazeta Metropolitana, onde aborda notícias regionais e globais com perspectiva conservadora. Guiado por fé, estoicismo e amor transformador, Alexsandro inspira vidas com seu lema "Viva com propósito". Acompanhe-o no Instagram (@assis_alexsandro) ou em gazetametropolitana.com.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x