Como parte da programação do Mês da Consciência Negra, famílias acompanhadas pelo CRAS Leste, participantes do Programa Criança Feliz, viveram uma experiência especial de aprendizado e valorização cultural durante o passeio pela Rota-Afro de Jundiaí, um percurso turístico e cultural que celebra a história e o legado da comunidade negra no município.

A atividade foi organizada pelo Comitê Gestor Municipal da Primeiríssima Infância, em uma ação conjunta entre as secretarias de Desenvolvimento e Assistência Social, Saúde e Cultura, reforçando o caráter intersetorial das políticas públicas voltadas ao cuidado integral das famílias e ao desenvolvimento das crianças de 0 a 3 anos. O grupo foi acompanhado pelas visitadoras Laura Surian, Patrícia de Paiva Campos e Mirelly de Aguiar Vianna, foi guiado pelo Denilson André e o Everton Fernando de Souza da Secretaria de Cultura, pela articuladora do comitê Gerusa Cardoso, e pela gerente e enfermeira da UBS Caxambu, Luciana Marinho.

Durante o passeio, as mães e crianças percorreram espaços simbólicos de Jundiaí, guiadas por agentes culturais e artistas locais que apresentaram intervenções de dança, teatro e música, além de relatos sobre a trajetória do povo negro na cidade. A cada parada, os participantes foram convidados a refletir sobre temas como representatividade, diversidade cultural e combate ao racismo.

Para a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Luciane Mosca de Souza, a iniciativa vai além do aspecto turístico. “A Rota-Afro é um exemplo de como a cidade pode unir cultura, educação e assistência social para fortalecer vínculos e promover a inclusão. Celebrar o Mês da Consciência Negra com ações como essa é também reafirmar o compromisso de Jundiaí com a igualdade racial e o respeito à diversidade.”

A articuladora regional e municipal da Primeiríssima Infância, Gerusa Cardoso, destacou o significado do encontro para as famílias participantes. “Mais do que um passeio, a Rota-Afro proporcionou um momento de aprendizado, escuta e valorização das raízes culturais, mostrando que cuidar da Primeira Infância é também ensinar sobre respeito, diversidade e pertencimento.”

A Rota-Afro de Jundiaí é uma iniciativa que busca valorizar e preservar a memória da comunidade negra local, promovendo o protagonismo afro-brasileiro por meio de experiências imersivas, intervenções artísticas e feiras que reúnem gastronomia, moda e artesanato.

A ação reforça o compromisso de Jundiaí com políticas públicas que integram cultura, cidadania e desenvolvimento humano, valorizando a história e a identidade de todos os seus cidadãos.

Confira a Programação da Consciência Negra

Assessoria de Imprensa
Fotos: Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

By contato@gazetametropolitano.com

Nascido em 1977, em Jundiaí, e cresceu em Cajamar, Alexsandro Assis é capelão, mentor e marceneiro com alma artesã. Formado em marcenaria, lecionou o oficio em Cajamar e, movido pela paixão por história e fé cristã, estuda arqueologia bíblica e teologia. Professor de computação e estudante de Tecnologia da Informação, também é jornalista, fundador do grupo Cajamar Quociente e do portal Gazeta Metropolitana, onde aborda notícias regionais e globais com perspectiva conservadora. Guiado por fé, estoicismo e amor transformador, Alexsandro inspira vidas com seu lema "Viva com propósito". Acompanhe-o no Instagram (@assis_alexsandro) ou em gazetametropolitana.com.