Espaço Feira Livre fica em frente ao Espaço Deguste (praça de alimentação)

Uma das grandes novidades da 41ª Festa da Uva e 12ª Expo Vinhos de Jundiaí tem atraído uma verdadeira legião de fãs: o Espaço Feira Livre, que pela primeira vez integra a programação do evento e leva ao Parque da Uva elementos que fazem parte da rotina e da memória afetiva da população jundiaiense.

O espaço reúne produtos tradicionais comercializados nas feiras livres da cidade, como hortifrúti, flores, itens de empório, brinquedos, vestuário e, claro, os grandes protagonistas: o pastel e o caldo de cana, combinação que segue irresistível para visitantes de todas as idades.

O pastel, presença indispensável nas feiras livres, tem sido um dos itens mais procurados no espaço. O aroma e o sabor remetem às manhãs e fins de semana nas feiras de bairro, despertando lembranças e fortalecendo a conexão entre a Festa da Uva e o cotidiano da cidade.

E quando o assunto é pastel, é difícil resistir. A pequena Manuela, filha da Bruna e do Otávio, foi direto para a barraca assim que avistou o quitute. “É muito legal ter a qualidade e as opções da feira dentro da Festa da Uva. E pastel… pastel não dá pra resistir”, comentou Otávio, enquanto a filha saboreava seu sabor preferido.

A secretária de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Marcela Moro, destacou que a novidade reforça a proposta da Festa da Uva de integrar diferentes expressões da cidade em um mesmo espaço. “A Festa da Uva carrega uma tradição construída ao longo de décadas e, ao mesmo tempo, se renova a cada edição. Trazer a Feira Livre para dentro do evento é valorizar um dos símbolos do cotidiano de Jundiaí e agregar espaços que representam as características da nossa cidade, aproximando ainda mais a população da festa”, afirmou.

Ao todo, o Espaço Feira Livre conta com seis estandes exclusivos, com produtos disponíveis durante todos os dias de evento, como hortifrúti, pastel e caldo de cana, empório regional e floricultura. Para ampliar a diversidade, o espaço também funciona com sistema de revezamento: nas duas primeiras semanas, há estande de brinquedos; nas duas últimas, peças íntimas e vestuário.

Para o diretor de Abastecimento, da Secretaria de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Ezequiel Melo, a iniciativa representa reconhecimento e valorização dos feirantes. “Trazer os feirantes para a Festa da Uva é um reconhecimento ao esforço desses empreendedores que, desde a madrugada, garantem qualidade à nossa mesa. É uma oportunidade única de prestigiar quem move o abastecimento de Jundiaí em todos os climas e horários, dando a eles o protagonismo que merecem no nosso maior evento”, destacou.

O Espaço Feira Livre amplia a experiência do público na Festa da Uva, fortalecendo a identidade local e mostrando que tradição, cultura e convivência caminham juntas em um evento que celebra Jundiaí em todas as suas formas.

Assessoria de Imprensa

By contato@gazetametropolitano.com

Nascido em 1977, em Jundiaí, e cresceu em Cajamar, Alexsandro Assis é capelão, mentor e marceneiro com alma artesã. Formado em marcenaria, lecionou o oficio em Cajamar e, movido pela paixão por história e fé cristã, estuda arqueologia bíblica e teologia. Professor de computação e estudante de Tecnologia da Informação, também é jornalista, fundador do grupo Cajamar Quociente e do portal Gazeta Metropolitana, onde aborda notícias regionais e globais com perspectiva conservadora. Guiado por fé, estoicismo e amor transformador, Alexsandro inspira vidas com seu lema "Viva com propósito". Acompanhe-o no Instagram (@assis_alexsandro) ou em gazetametropolitana.com.