Encontro Regional Inter-Religioso reuniu lideranças religiosas, poder público e sociedade civil no Paço Municipal

A Prefeitura de Jundiaí sediou, na manhã deste sábado (31), o 1º Encontro Regional Inter-Religioso do município, no Paço Municipal, reunindo representantes do poder público, lideranças religiosas e membros da sociedade civil, com foco no diálogo, no respeito e na convivência na diversidade religiosa, além da construção de uma agenda inter-religiosa permanente e da elaboração de uma Carta/Manifesto Regional pelo Combate à Intolerância Religiosa.

Encontro Regional Inter-Religioso reuniu lideranças religiosas, poder público e sociedade civil no Paço Municipal

Com o tema “Diálogo, Respeito e Convivência na Diversidade Religiosa”, o encontro foi promovido pelo Núcleo de Articulação em Direitos Humanos (NADH) e pela Assessoria de Políticas para Igualdade Racial (APIR), como ação institucional de promoção da liberdade religiosa e de enfrentamento à intolerância religiosa, em alinhamento à legislação vigente e à Agenda 2030 da ONU (ODS 10).

O prefeito Gustavo Martinelli destacou a importância do diálogo entre diferentes crenças.
“Reunir diferentes visões em um ambiente de respeito é fundamental para fortalecer a convivência democrática e a cultura de paz”, afirmou.

A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciane Mosca, enfatizou a importância de espaços de diálogo inter-religioso no âmbito da gestão pública e prestou homenagem à diretora de Políticas Complementares, Iara de Oliveira Coqueiro Fernandes, falecida recentemente.

A diretora do Núcleo de Articulação em Direitos Humanos, Kelsilene França Ribeiro, ressaltou o caráter coletivo da iniciativa. “Que este encontro fortaleça laços e contribua para uma cidade mais inclusiva e respeitosa com a diversidade religiosa”, destacou.

A programação contou ainda com palestra da professora Vânia Soares, coordenadora do Fórum Inter-Religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença do Governo do Estado de São Paulo, que destacou a importância da abertura institucional dos municípios ao diálogo inter-religioso.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ

By contato@gazetametropolitano.com

Nascido em 1977, em Jundiaí, e cresceu em Cajamar, Alexsandro Assis é capelão, mentor e marceneiro com alma artesã. Formado em marcenaria, lecionou o oficio em Cajamar e, movido pela paixão por história e fé cristã, estuda arqueologia bíblica e teologia. Professor de computação e estudante de Tecnologia da Informação, também é jornalista, fundador do grupo Cajamar Quociente e do portal Gazeta Metropolitana, onde aborda notícias regionais e globais com perspectiva conservadora. Guiado por fé, estoicismo e amor transformador, Alexsandro inspira vidas com seu lema "Viva com propósito". Acompanhe-o no Instagram (@assis_alexsandro) ou em gazetametropolitana.com.