Moradores, comerciantes e frequentadores participam da primeira

A apresentação das ações previstas para 2026 do programa “Centro da Gente”, iniciativa da Prefeitura de Jundiaí que integra secretarias, comunidade e políticas públicas para a revitalização da região central, reuniu cerca de 70 participantes na última sexta-feira (30), no Centro das Artes. Estiveram presentes moradores, comerciantes, representantes do poder público, entidades e frequentadores da área.

Moradores, comerciantes e frequentadores participam da primeira

O encontro contou com a participação do prefeito Gustavo Martinelli, secretários municipais, representantes de diversas pastas e da Câmara Municipal. Durante a apresentação, foram detalhadas as ações previstas para o ano, os prazos das obras, a agenda cultural de ativação do Centro e os programas sociais que serão implementados ainda neste semestre.

O prefeito Gustavo Martinelli destacou o compromisso da gestão com a região central. “A revitalização do Centro é prioridade desta gestão. O objetivo é devolver vida ao Centro, fortalecer o comércio, valorizar a cultura e garantir segurança e cuidado social”, afirmou, ressaltando a importância do diálogo permanente com moradores e comerciantes.

Prefeito Gustavo Martinelli participou da primeira reunião do Centro da Gente
Secretário de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Marco Antônio Bedin, e Daniela Colagrossi, coordenadora do GT do Centro

A coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) do Centro, Daniela Colagrossi, ressaltou o caráter participativo do programa. “Iniciamos 2026 com a apresentação das 18 propostas enviadas por moradores e comerciantes, além de um conjunto de ações planejadas para ativar o Centro ao longo do ano”, explicou. Entre as iniciativas estão agendas culturais, ações de zeladoria urbana e parcerias com entidades locais.

Comerciante há 38 anos na região central, João Menandro avaliou positivamente a aproximação da gestão com a população. “Vejo vontade política e pessoas qualificadas envolvidas. É um projeto de curto, médio e longo prazo, mas que gera uma expectativa muito positiva”, disse.

Moradora do Centro, Elaine Pelipozzi também destacou a importância do diálogo. “Esse momento é fundamental. A gente percebe empenho do GT e resultados positivos, não só nas ações, mas principalmente na escuta e na conversa com moradores e comerciantes”, afirmou.

João Menandro, comerciante do Centro
Elaine Pelipozzi, moradora do Centro

Ao final do encontro, os participantes puderam contribuir com sugestões para as próximas etapas do programa, reforçando a proposta de construção compartilhada das ações de revitalização da região central.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ

By contato@gazetametropolitano.com

Nascido em 1977, em Jundiaí, e cresceu em Cajamar, Alexsandro Assis é capelão, mentor e marceneiro com alma artesã. Formado em marcenaria, lecionou o oficio em Cajamar e, movido pela paixão por história e fé cristã, estuda arqueologia bíblica e teologia. Professor de computação e estudante de Tecnologia da Informação, também é jornalista, fundador do grupo Cajamar Quociente e do portal Gazeta Metropolitana, onde aborda notícias regionais e globais com perspectiva conservadora. Guiado por fé, estoicismo e amor transformador, Alexsandro inspira vidas com seu lema "Viva com propósito". Acompanhe-o no Instagram (@assis_alexsandro) ou em gazetametropolitana.com.