Apresentação da Carta Geotécnica e Plano Municipal de Redução de Riscos

A Prefeitura de Jundiaí apresentou oficialmente a Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização e do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). Os documentos foram elaborados pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e representam avanços no planejamento urbano, na prevenção de desastres naturais e na segurança da população.

Participaram do encontro representantes da Defesa Civil, secretarias municipais, DAE Jundiaí, Corpo de Bombeiros e membros do Poder Legislativo.

Apresentação da Carta Geotécnica e Plano Municipal de Redução de Riscos

O prefeito Gustavo Martinelli destacou a relevância do trabalho e o pioneirismo de Jundiaí. “Jundiaí é uma das poucas cidades do Brasil a contar com uma Carta Geotécnica e com um Plano Municipal de Redução de Riscos. Esses documentos reúnem estudos sobre o território e dão segurança para planejar o crescimento da cidade com responsabilidade, priorizando a vida das pessoas”, afirmou.

Carta Geotécnica e PMRR
A Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização é um mapa técnico que divide o território em unidades geotécnicas, indicando suas características e limitações. Já o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) é uma análise detalhada de áreas previamente indicadas pela Prefeitura e pela Defesa Civil, classificando graus de risco – alto, muito alto, médio e propondo medidas e obras para mitigação.

“Com essas informações, o município tem uma visão completa da sua aptidão à urbanização e pode agir de forma técnica, prevenindo desastres e garantindo a segurança da população”, destacou o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, Coronel Gimenez.

O estudo realizado pelos técnicos do ITP servirá de base para trabalhos intersetoriais, permitindo que diferentes secretarias planejem ações para a mitigação de risco de forma conjunta.

“Com o mapeamento preciso, conseguimos planejar ações preventivas e definir quais equipamentos e recursos serão necessários para atendimento, acolhimento e eventual realocação. É um instrumento essencial para proteger vidas e reduzir danos em situações de emergência”, afirmou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciane Mosca.

“O conjunto de produtos entregues oferece um norte técnico para o futuro da cidade. Jundiaí passa a contar com um instrumento robusto de gestão territorial, fundamental para orientar o crescimento urbano e reduzir riscos à população”, explicou o pesquisador do IPT e coordenador dos estudos, Omar Yazbek Bitar.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ

By contato@gazetametropolitano.com

Nascido em 1977, em Jundiaí, e cresceu em Cajamar, Alexsandro Assis é capelão, mentor e marceneiro com alma artesã. Formado em marcenaria, lecionou o oficio em Cajamar e, movido pela paixão por história e fé cristã, estuda arqueologia bíblica e teologia. Professor de computação e estudante de Tecnologia da Informação, também é jornalista, fundador do grupo Cajamar Quociente e do portal Gazeta Metropolitana, onde aborda notícias regionais e globais com perspectiva conservadora. Guiado por fé, estoicismo e amor transformador, Alexsandro inspira vidas com seu lema "Viva com propósito". Acompanhe-o no Instagram (@assis_alexsandro) ou em gazetametropolitana.com.