A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), órgão da Secretaria de Promoção da Saúde, realizou diversas visitas a clínicas veterinárias da região do Medeiros, além da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. As ações integram o reforço da unidade nas medidas preconizadas pelo Programa de Vigilância da Raiva e foram desencadeadas após a identificação de um morcego positivo para a raiva na localidade.

Durante as visitas, o gerente da VISAM, o médico-veterinário Felipe Vita Pedrosa, conversou com as equipes das clínicas para orientar sobre os protocolos de prevenção aos animais de estimação. “O objetivo das visitações técnicas é esclarecer as principais dúvidas sobre como proceder quando chega um caso com sintomas suspeitos da doença, além de reforçar a importância de incentivar os tutores a vacinarem seus pets”, explicou.

A veterinária Jaqueline Rodrigues destacou que o contato periódico com a VISAM, como prevê o programa educativo da unidade, é fundamental para alinhar as medidas de proteção em todos os territórios e, assim, reduzir a circulação do vírus da raiva. “Essa parceria é importante para que nós reforcemos a toda a população do bairro as informações corretas sobre a raiva e sua devida prevenção, que é a vacina.”

A vacina antirrábica é oferecida gratuitamente em Jundiaí, tanto para animais quanto para humanos. A VISAM possui um posto fixo em sua sede (Rua dos Bandeirantes, 375 – Vila Municipal) e atende cães e gatos a partir de três meses de vida por agendamento pelos telefones (11) 4589-6340 / 6350. A vacina é anual, inclusive para animais que não têm acesso à rua.

Para humanos, especialmente após exposição, incluindo profissionais da área médica-veterinária, o imunizante é ofertado, mediante avaliação médica, nas UBSs ou outros equipamentos da atenção básica, conforme disponibilidade e horários das salas de vacinação. O controle e encaminhamento são feitos pela Vigilância Epidemiológica (VE).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ

By contato@gazetametropolitano.com

Nascido em 1977, em Jundiaí, e cresceu em Cajamar, Alexsandro Assis é capelão, mentor e marceneiro com alma artesã. Formado em marcenaria, lecionou o oficio em Cajamar e, movido pela paixão por história e fé cristã, estuda arqueologia bíblica e teologia. Professor de computação e estudante de Tecnologia da Informação, também é jornalista, fundador do grupo Cajamar Quociente e do portal Gazeta Metropolitana, onde aborda notícias regionais e globais com perspectiva conservadora. Guiado por fé, estoicismo e amor transformador, Alexsandro inspira vidas com seu lema "Viva com propósito". Acompanhe-o no Instagram (@assis_alexsandro) ou em gazetametropolitana.com.